Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação estética em Friedrich Schiller

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Issue: 29 Linguagem: Português

10.15210/cdl.v0i29.9058

ISSN

2358-1409

Autores

Carina Zanelato Silva,

Tópico(s)

Philosophy and Historical Thought

Resumo

A teoria estética de Friedrich Schiller (1759-1805) abordou a arte como meio de educar o homem para a liberdade, e serviu de base para a sua produção literária, que busca realizar os princípios teorizados em sua filosofia. A permeação entre literatura e filosofia permitiu em Schiller a idealização dos passos que deveriam ser dados pela Revolução Francesa e possibilitou a abertura para uma revolução do espírito, que seria primordial para a geração dos românticos que estava em ascensão. Além disso, essa teoria deu ensejo a uma visão de arte que possui utilidade em si mesma, e, a partir dessa autonomia, Schiller estabeleceu o teatro, mais especificamente a tragédia, como instituição moral, capaz de proporcionar ao homem a aptidão para a liberdade.

Referência(s)