
Interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância
2017; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Linguagem: Português
10.20435/serie-estudos.v22i46.967
ISSN2318-1982
AutoresRamofly Bicalho, Jean Rubyo Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo aborda as possíveis interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância no curso técnico de agropecuária, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Barra de São Francisco. Consultamos documentos produzidos pelo IFES, Universidades, Ministério da Educação e Movimentos Sociais. Acreditamos que a presença do IFES na comunidade pode fortalecer as famílias camponesas e realidades do entorno, garantindo a qualidade da educação, direitos e especificidades dessa população, suas histórias de vida, identidades, memórias e valorização cultural. Nesse processo de pesquisa e construção histórica, prevaleceu o respeito às diferenças e a valorização da identidade cultural dos atores envolvidos, propondo uma educação inclusiva, questionadora, democrática e por alternância, nas instituições de ensino federalizadas. As interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância são reais, considerando as possibilidades políticas, pedagógicas e sociais presente nos cursos técnicos do IFES, Campus Barra de São Francisco.
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