
Neurociência do Consumidor e Neuromarketing: Potencial de Adoção Teórica com a Aplicação dos Métodos e Técnicas em Neurociência
2017; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5585/remark.v16i4.3427
ISSN2177-5184
AutoresHelena Belintani Shigaki, Carlos Alberto Gonçalves, Carolina Pantuza Vilar dos Santos,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO presente ensaio terico tem por objetivos apresentar uma discusso sobre os conceitos, opinies de vrios autores sobre os temas Neurocincia do Consumidor e Neuromarketing, mtodos e tcnicas adotados frente aos estmulos produzidos pela oferta de produtos e servios. As aplicaes dos mtodos e a adoo de sistemas de medio no invasivos com preciso cientfica atraem a ateno para explorar esse potencial na anlise do comportamento do consumidor, oferecendo novos achados neste campo do conhecimento. Os avanos desses estudos devido aos novos equipamentos, software, desenho de experimentos, teorias j apresentadas e as contribuies interdisciplinares no campo requerem a ateno especial dos pesquisadores. Assim, o trabalho apresenta teorias sobre Neurocincia do Consumidor e Neuromarketig, bem como uma anlise de mtodos adotados, suas possveis aplicaes e contribuies para o campo do Marketing. Ainda, apresenta argumentos favorveis (apoio a tomada de deciso do consumidor; custo versus benefcios referente aos mtodos de respostas fisiolgicas; possibilidade de novas descobertas de pesquisa e; interdisciplinaridade) e desfavorveis (viso minimalista das pesquisas de comportamento do consumidor a estmulos e resposta; tica; custo elevado dos equipamentos de mensurao de respostas fisiolgicas; falta de habilidade dos pesquisadores em relao aos equipamentos e; impreciso dos equipamentos) nova metodologia de pesquisa.
Referência(s)