Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Revisão Sistemática de Literatura sobre Pensamento Computacional por Meio de Objetos de Aprendizagem

2017; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2017.223

ISSN

2316-6533

Autores

Joethe Carvalho, José Francisco de Magalhães Netto, Thais Almeida,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Pensamento Computacional (PC), que é a aplicação de técnicas de Ciências da Computação para resolução de problemas nas mais diversas áreas do conhecimento, tem crescido moderadamente no cenário educacional brasileiro. Para auxiliar no uso dessas técnicas, são usadas ferramentas educativas conhecidas como Objetos de Aprendizagem (OAs). Este artigo tem por objetivo realizar o levantamento das atividades embasadas pelo PC para identificar e analisar as ferramentas existentes. Para isso, este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) composta de 39 artigos publicados sobre esse tema, nos repositórios digitais mais relevantes sobre Informática na Educação, desde o ano de 2012. Os resultados obtidos mostram as ações mais usuais acerca dessa área em ascensão, bem como os instrumentos que as apoiam, visando favorecer trabalhos em desenvolvimento e futuros.

Referência(s)