Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: VIVÊNCIAS SOBRE SAÚDE E AMBIENTE EM UMA ABORDAGEM CTSA

2017; Linguagem: Português

10.19146/pibic-2017-78747

ISSN

2447-5114

Autores

Núria Araújo Marques, Alessandra Aparecida Viveiro,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O trabalho surge da participacao da pesquisadora nas reunioes do Projeto denominado Ensino de Ciencias para Criancas, desenvolvido pelo grupo FORMAR – Ciencias da Faculdade de Educacao da Unicamp. A pesquisa tem como objetivo investigar um processo de elaboracao de uma sequencia didatica sobre vivencias em Educacao Ambiental, em uma abordagem de Ciencia, Tecnologia e Sociedade (CTS), analisando possibilidadese limites da proposta para a alfabetizacao cientifica no contexto escolar. A elaboracao da sequencia contou inicialmente com uma pesquisa bibliografica, buscando levantar trabalhos realizados no ambiente escolar. Apos socializacao das informacoes com uma equipe de professores e alunos, inicia-se a elaboracao do material. Durante o processo, diarios de campo, reunioes e discussoes constituiram-se importantes instrumentos de trabalho. No resultado final obtem-se a sequencia didatica com a tematica dengue. Essa pesquisa tomou como objetivo a alfabetizacao cientifica, buscando contribuir para um acesso maior dos individuos a cultura cientifica.

Referência(s)