
ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: VIVÊNCIAS SOBRE SAÚDE E AMBIENTE EM UMA ABORDAGEM CTSA
2017; Linguagem: Português
10.19146/pibic-2017-78747
ISSN2447-5114
AutoresNúria Araújo Marques, Alessandra Aparecida Viveiro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO trabalho surge da participacao da pesquisadora nas reunioes do Projeto denominado Ensino de Ciencias para Criancas, desenvolvido pelo grupo FORMAR – Ciencias da Faculdade de Educacao da Unicamp. A pesquisa tem como objetivo investigar um processo de elaboracao de uma sequencia didatica sobre vivencias em Educacao Ambiental, em uma abordagem de Ciencia, Tecnologia e Sociedade (CTS), analisando possibilidadese limites da proposta para a alfabetizacao cientifica no contexto escolar. A elaboracao da sequencia contou inicialmente com uma pesquisa bibliografica, buscando levantar trabalhos realizados no ambiente escolar. Apos socializacao das informacoes com uma equipe de professores e alunos, inicia-se a elaboracao do material. Durante o processo, diarios de campo, reunioes e discussoes constituiram-se importantes instrumentos de trabalho. No resultado final obtem-se a sequencia didatica com a tematica dengue. Essa pesquisa tomou como objetivo a alfabetizacao cientifica, buscando contribuir para um acesso maior dos individuos a cultura cientifica.
Referência(s)