Regularidade e agressividade: categorias de análise no recreio de um aluno com deficiência mental
2002; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.2643
ISSN1982-8918
Autores Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoNo artigo abordamos o tema referente à integração de um aluno com deficiência mental matriculado no ensino fundamental, tendo como espaço de análise as manifestações corporais desse sujeito. O seu objetivo está em observar as relações que o mesmo estabelece comos outros escolares. Na sua primeira parte tratamos da integração escolar e posteriormente estudos sobre o recreio. Num segundo momento, comentamos sobre o corte micro-etnográfico, utilizando a observação como técnica de coleta de informação. Foram identificadas e analisadas duas categorias: regularidade e agressividade. Na conclusão é destacado que existem condições adversas para este aluno no recreio. Destacamos, também, que deve haver um maior comprometimento por parte da escola para garantir a implementação da proposta de integração.
Referência(s)