Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5902/2316882x27890

ISSN

2316-882X

Autores

Núbia Azevedo, Nair Prata Moreira Martins,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Com a transformação do futebol em negócio, e cada vez mais independentes do clube que representam, tornando-se fundamental uma imagem positiva para sua manutenção, a comunicação organizacional passou a ter grande importância para as torcidas organizadas. Assim, o presente artigo busca analisar os meios de comunicação do Grêmio Gaviões da Fiel, investigando a maneira como a torcida se comunica com seu público. Metodologicamente o estudo tem por base a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com membros do departamento de comunicação da torcida. Conclui-se que a torcida organizada possui uma boa relação com o torcedor, principalmente por meio do Facebook, entretanto, o marketing esportivo ainda está defasado.

Referência(s)