
JORNALISMO GUIADO POR DADOS COMO INOVAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO // DATA-DRIVEN JOURNALISM AS PROFESSIONAL INNOVATION AND ITS CHALLENGES FOR EDUCATION
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/contemporanea.v15i2.21510
ISSN1809-9386
AutoresLuciana Mielniczuk, Marcelo Träsel,
Tópico(s)Radio, Podcasts, and Digital Media
ResumoO Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas e fontes não-humanas, requer alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. São apresentadas experiências do ensino formal e informal sobre a profissionalização de jornalistas em JGD. Mostramos exemplos de como o JGD vem sendo difundido entre estudantes e profissionais e apontamos alguns desafios e oportunidades encontrados para melhor ensinar JGD.
Referência(s)