Artigo Acesso aberto Produção Nacional

JORNALISMO GUIADO POR DADOS COMO INOVAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO // DATA-DRIVEN JOURNALISM AS PROFESSIONAL INNOVATION AND ITS CHALLENGES FOR EDUCATION

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.9771/contemporanea.v15i2.21510

ISSN

1809-9386

Autores

Luciana Mielniczuk, Marcelo Träsel,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas e fontes não-humanas, requer alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. São apresentadas experiências do ensino formal e informal sobre a profissionalização de jornalistas em JGD. Mostramos exemplos de como o JGD vem sendo difundido entre estudantes e profissionais e apontamos alguns desafios e oportunidades encontrados para melhor ensinar JGD.

Referência(s)
Altmetric
PlumX