Os camelôs da feirinha da madrugada na cidade de São Paulo: uma abordagem ancorada na multiplicidade social
2017; Volume: 32; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5020/23180714.2017.32.1.70-81
ISSN2318-0714
AutoresÁlvaro Cardoso Gomes, Rosineia Oliveira dos Santos,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, que envolveram camelos da cidade de Sao Paulo, mais especificamente regiao do Bras, local conhecido popularmente como Shopping Popular da Madrugada. Nosso objetivo foi verificar se o mercado informal e um fator fundamental para mudanca de comportamento desse comerciante, analisando se este utiliza estrategias para aumentar suas vendas em um ambiente tao competitivo. Pesquisamos se os trabalhadores informais possuem algum nivel de ensino e se isto influencia no seu desempenho. Em entrevistas com os camelos, elaboramos um questionario com perguntas sobre o seu desempenho diario de sobrevivencia nesse mercado de grande concorrencia e a relacao entre brasileiros e imigrantes que compartilham saberes em uma feira com grande multiculturalismo. Com os dados coletados, analisamos as respostas e pudemos constatar que, mesmo sem ter conhecimento academico da forma como vender seus produtos, sabem que precisam criar lacos e que em um ambiente tao competitivo, como e o mercado informal na cidade de Sao Paulo, eles precisam uns dos outros. Chegamos a conclusao que este trabalhador informal, conhecido popularmente como camelo, consegue se sobressair perante outros comerciantes nao somente pela forma com que trabalha com seu produto, mas por conseguirem precos bem abaixo dos outros com pontos em lojas de rua e, com isso, conseguirem vender suas mercadorias e trazer sustento para suas familias e dependentes.
Referência(s)