Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uma arquitetura de agente RBC baseada em ontologias para suporte a EaD

2017; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2017.1537

ISSN

2316-6533

Autores

Ketlen Teles Lucena, Tammy Gusmão, Elaine Oliveira, A Cybis de Abreu,

Tópico(s)

Open Education and E-Learning

Resumo

Gerenciar cursos ofertados à distância para localidades de difícil acesso requer conhecimento da região, adequação a costumes peculiares e um modelo pedagógico flexível que se adapte às características das turmas. Esse conhecimento é exclusivo de professores e tutores locais, que usam a experiência para resolver problemas acadêmicos e de infraestrutura. A fim de reaproveitar as soluções aplicadas a situações enfrentadas no cotidiano de cursos em cenários semelhantes, é proposto, neste artigo, um agente inteligente, baseado em Raciocínio Baseado em Casos, para recuperar e sugerir estratégias baseadas em casos passados. Para a validação inicial, foi proposto um estudo de caso, cujo conhecimento foi modelado a partir de uma ontologia de domínio.

Referência(s)