
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE HOTÉIS À LUZ DO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL VELHO CHICO EM PETROLINA/PE
2017; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14295/cad.cult.cienc.v16i1.1142
ISSN1980-5861
AutoresDouglas Pereira Lima Monte, Geisa Carlla Góis Pacheco, Jakeline Gomes Silva, Levi Brasilino Silva Filho, Marcos Paulo Siqueira Silva, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de mensuração de desempenho utilizada, muitas vezes, por hotéis e que se divide em quatro perspectivas de acompanhamento: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Diante disso, este trabalho apresenta um estudo de caso do Hotel Velho Chico, onde se buscou analisar e discutir as estratégias de marketing utilizadas e como esse hotel avalia o seu desempenho, tendo em vista o BSC. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Os resultados mostram que a empresa possui estratégias de marketing de crescimento, porém caminha-se para novas estratégias de desenvolvimento, tendo em vista a possibilidade de expandir para outras regiões do país. Conclui-se ainda que, sob a ótica do BSC, a perspectiva financeira é a primeira e principal perspectiva de retorno utilizada pelo Hotel Velho Chico, haja vista que ele utiliza do DRE para acompanhamento dos resultados. A segunda perspectiva utilizada é a de clientes, posteriormente identificou-se a utilização da perspectiva aprendizado e crescimento e, por último, a de processos internos. Tal sequencia contradiz a utilização eficiente da referida ferramenta, já que a perspectiva aprendizado e crescimento seria a última a ser acompanhada. Tal fato pode ser justificado pela ausência de planejamento/plano de marketing na organização.
Referência(s)