Artigo Produção Nacional

NEWS HONORS: OS PRÊMIOS EM JORNALISMO E A INFLUÊNCIA INDIRETA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA A PARTIR DA ROTINA COGNITIVA // NEWS HONORS: JOURNALISM PRIZES AND THEIR UNDIRECTED INFLUENCE IN NEWS PRODUCTION PROCESS BY COGNITIVE ROUTINES

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.9771/1809-9386contemporanea.v15i2.18110

ISSN

1809-9386

Autores

Robson Dias,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

ha premiacoes em jornalismo para materias, para profissionais e para empresas. Os premios sao dispositivos dos definidores primarios (HALL ET AL, 1993) que prescrevem saberes e fazeres na cultura profissional (SCHUDSON, 1993), baseados em especificidades discursivas de pautas codificadas em falas autorizadas: a serem premiadas. Neste universo, diversos atores sociais atuam em relacao ao processo de producao da noticia: News Promoters, News Assemblers e News Consumers, em Molotch e Lester (1974). Os News Honors sao um locus nao visto ainda na Teoria da Noticia onde se enquadram os agentes que promovem a normatizacao das rotinas produtivas (TUCHMANN, 1993) por meio dos premios, no tocante aos limites cognitivos de Traquina (1993) e as rotinas cognitivas de Sousa (2003).

Referência(s)
Altmetric
PlumX