Artigo Acesso aberto Produção Nacional

aBoard: Uma Plataforma para Educação Inclusiva a partir de Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa

2017; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2017.977

ISSN

2316-6533

Autores

Natália Franco, Thiago Lima, Augusto Fernando Santos de Lima, Edson Silva, Rinaldo Lima, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Robson Fidalgo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Pessoas com deficiência na comunicação precisam de uma Educação Inclusiva (EI) e de recursos específicos para desenvolver o seu potencial e melhorar a sua aprendizagem. Neste contexto, este artigo apresenta a Plataforma aBoard, um conjunto de softwares gratuitos e em nuvem para Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa (CAA) que pode ser adaptada para atividades pedagógicas da EI (e.g., ensino de letras, números e rotinas). Esta plataforma é avaliada em comparação com soluções similares no que tange a funcionalidades específicas para aplicações de CAA e à aderência às heurísticas de Nielsen. O aBoard se destaca das demais soluções configurando-se como uma ferramenta adequada para o contexto do ensino público inclusivo.

Referência(s)