
EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG
2017; Linguagem: Português
10.5151/xveneeamb-210
ISSN2357-7592
AutoresLaís Ferreira Caixeta, André Luiz Ramos, Débora Clarisa Teles, Larissa Cristina Ribeiro Porto, Sthéferson Bruno da Silva, Regina Célia Gonçalves,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA globalização e o avanço da tecnologia estão contribuindo efetivamente para o aumento da poluição e o consumo errôneo dos recursos naturais. O destino incorreto dosresíduos sólidoscausa impactos negativos como problemas sociais e ambientais.A Educação Ambiental é utilizada como instrumento para agregar valores e conhecimentos ao público infantil, visando o equilíbrio do ser humano e o meio ambiente. O presente estudo mostra o resultado de atividades realizadas com alunos dasegunda série do ensino fundamental da Escola Estadual Adelaide Maciel no município de Patos de Minas-MG. As atividades foram realizadasno período de uma semana abordando os seguintes assuntos: uso de materiais recicláveis, destino correto dos resíduos sólidos, contato com a natureza e consumo inteligente. As crianças mostraram-se participativas e valorizaram o trabalho desenvolvido, podendo assim, compartilhar o conhecimento com seus familiares durante sua rotina diária. O jardim suspenso serviu como aprendizado de quão simples e divertido é produzir uma horta em uma residência,principalmente para o público infantil. O conhecimento agregado sobre resíduos sólidos possibilitou nos alunos uma reflexão sobre o consumo consciente e maneiras de contribuir para diminuição de resíduos e limpeza dos ambientes.
Referência(s)