Artigo Produção Nacional

Avaliação da ansiedade e autoestima em concluintes do curso de graduação em enfermagem

2017; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Espanhol

10.5205/1981-8963-v11i11a13440p4326-4333-2017

ISSN

1981-8963

Autores

Brigitt Vasconcelos de Brito Gomes Lima, Flávia Maiele Pedroza Trajano, Gabriel Chaves Neto, Rayanne Santos Alves, Jamilton Alves Farias, João Euclides Fernandes Braga,

Tópico(s)

Perfectionism, Procrastination, Anxiety Studies

Resumo

ABSTRACT Objective : to evaluate the levels of anxiety and self-esteem in nursing students. Method : this is a descriptive, field study, with a quantitative approach, developed with 51 undergraduate students in Nursing. The instrument for data collection was The Trait Anxiety Inventory (IDATE) and the Rosenberg Self-Esteem Scale (EAR). For statistical analysis of the data, the GraphPadPrism Program was used. Results : when evaluating the anxiety levels of the students, the occurrence of High Anxiety and Low Self-Esteem prevailed. Conclusion : because they have changes in their levels of anxiety and self-esteem, students are subject to learning difficulties, requiring interventions that improve these levels, promoting quality of life. Descriptors: Anxiety; Self Image; Nursing Students. RESUMO Objetivo : avaliar os niveis de ansiedade e autoestima em estudantes de enfermagem. Metodo : estudo descritivo, de campo, com abordagem quantitativa, desenvolvido com 51 estudantes de graduacao em Enfermagem. O instrumento para a coleta de dados foi O Inventario de Ansiedade Traco (IDATE) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR). Para analise estatistica dos dados utilizou o Programa GraphPadPrism. Resultados: ao avaliar os niveis de ansiedade dos estudantes concluintes, prevaleceu a ocorrencia de Alta Ansiedade e Baixa Autoestima. Conclusao : por apresentarem alteracoes em seus niveis de ansiedade e autoestima, os estudantes estao sujeitos a dificuldades de aprendizado, necessitando de intervencoes que melhorem esses niveis, promovendo qualidade de vida. Descritores : Ansiedade; Autoimagem; Estudantes de Enfermagem. RESUMEN Objetivo : evaluar los niveles de ansiedad y autoestima en estudiantes de enfermeria. Metodo : estudio descriptivo, de campo, con enfoque cuantitativo, desarrollado con 51 estudiantes de graduacion en Enfermeria. El instrumento para la recoleccion de datos fue el Inventario de Ansiedad Trazo (IDATE) y la Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR). Para analisis estadistica de los datos se utilizo el Programa GraphPadPrism. Resultados: al evaluar los niveles de ansiedad de los estudiantes concluyentes, prevalecio la Alta Ansiedad y Baja Autoestima. Conclusion : por presentar alteraciones en sus niveles de ansiedad y autoestima, los estudiantes estan sujetos a dificultades de aprendizaje, necesitando de intervenciones que mejoren esos niveles, promoviendo calidad de vida. Descriptores: Ansiedad; Imagen de si Mismo; Estudiantes De Enfermeria.

Referência(s)