
A Teoria de P. Ya. Galperin nas pesquisas em Educação Matemática
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24116/emd25266136v1n32017a02
ISSN2526-6136
AutoresPaulo Gonçalo Fárias Gonçalves, Isauro Beltrán Núñez,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoDesde seu surgimento, a Educação Matemática vem se consolidando como uma área de pesquisa. Dada sua natureza multifacetada, estudos Estado da Arte são importantes para apontar tendências e lacunas de suas linhas investigativas. Destarte, esse artigo visa mapear e caracterizar trabalhos sob o aporte da Teoria de Galperin disponíveis em duas bibliotecas digitais. Sendo uma pesquisa Estado da Arte, selecionamos 15 estudos e os categorizamos em função de: curso, instituição, níveis e modalidades de ensino e conteúdos abordados. Verificamos nas investigações: a prevalência em mestrados profissionais, distribuição em todas as regiões brasileiras, do Ensino Fundamental ao Superior e nas modalidades Educação Especial e Educação a Distância, tratando de todas as subáreas da Matemática da Educação Básica. Assim, é fundamental que novas investigações sobre a Teoria de Galperin sejam empreendidas, visando contribuir para difusão de uma perspectiva de educação escolar voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes Palavras-chave: Educação Matemática. Estado da Arte. Métodos de Ensino. Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos.
Referência(s)