Artigo Acesso aberto

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PROJETO INFORMACIONAL DO DUAL CASE: UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO ESTOJO PARA ÓCULOS

2017; Linguagem: Português

10.5151/cbgdp2017-038

ISSN

2318-6968

Autores

Adriana Georgia Borges Soares, Daniela Cristina de Sousa Silva, Társila Cavalcante Bezerra, Samira Yousef Araújo de Falani,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente trabalho objetiva expor as etapas de geração da ideia e o processo decisório para a escolha do produto desenvolvido, até a definição das principais características de um estojo para dois óculos, nomeado de Dual Case, que foi desenvolvido em sala de aula na disciplina de Projeto de Desenvolvimento de Produto utilizando a metodologia de Rozenfeld et al. (2006). O trabalho iniciou-se com a etapa de planejamento estratégico do produto, por meio da aplicação da ferramenta Brainstorming, onde os autores listaram a maior quantidade de ideias possíveis, em seguida, estas foram registradas e filtradas para serem consideradas as mais relevantes e viáveis para a realidade dos envolvidos. Em seguida, ocorreu a aplicação no Método Score, que se fez necessário para decidir qual dos produtos resultantes do Brainstorming seria desenvolvido. O projeto informacional iniciou com a identificação dos possíveis clientes e aplicação de um questionário qualitativo, elaborado pela equipe desenvolvedora e aplicado por meio Google Formulário, para coletar as possíveis características do produto, obtendo 39 respostas. Com as informações do primeiro questionário, foi possível a construção da árvore da qualidade demandada, que organiza as respostas em características do produto primária e secundária e definição das perguntas do segundo questionário, que resultou na identificação do grau de importância de cada característica mencionada pelos possíveis clientes no primeiro questionário, na qual se obteve 31 respostas. Com isso, foi realizada a análise do índice de importância corrigido pela qualidade demandada e priorizadas as características que devem existir no Dual Case para serem transformadas em especificações meta para o produto. Face ao exposto, o projeto resultou em um estojo que comporta dois óculos, com uma divisória ao meio e espelho acoplado. O tamanho meta foi definido em aproximadamente 16cmx10cm, seu material externo em couro e revestimento interno aveludado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX