
Quem tem mais tempo no horário gratuito? Estratégia partidária, capital político e acesso ao HGPE nas eleições para deputado estadual no Paraná em 2014
2017; Brazilian Association of Political Communication Scholars; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21878/compolitica.2017.7.2.123
ISSN2236-4781
AutoresDoacir Gonçalves de Quadros, Luiz Domingos Costa,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoA literatura sobre mídia e eleições tem feito importantes avanços no estudo da relação entreas estratégias eleitorais partidárias e a utilização do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral(HGPE), especialmente no que se refere às eleições para cargos majoritários. Muitas lacunaspersistem, entretanto, no que se refere à análise das campanhas proporcionais no HGPE. Esteartigo apresenta uma metodologia para análise quantitativa de conteúdo do Horário Gratuitode Propaganda Eleitoral (HGPE) de candidatos em disputas proporcionais. O teste é feitosobre os programas do horário gratuito relativo à eleição de 2014 para o cargo de DeputadoEstadual pelo Paraná. A proposição que orienta o estudo é a de que organizações com perfilmais inclusivo/descentralizado e com discurso coletivista tendem a diluir as diferenças decarreira entre os competidores de sua lista, resistindo ao personalismo ditado pelo sistemaeleitoral. Na outra ponta, organizações com perfil mais exclusivo/centralizado e estratégiasmais personalistas tendem a reforçar as desigualdades de carreira entre os seus candidatos,exacerbando as características personalistas do sistema eleitoral.
Referência(s)