Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensaio clínico controlado e randomizado de terapia breve e intensiva com finger kazzo em professoras: estudo preliminar

2017; Academia Brasileira de Audiologia; Volume: 22; Linguagem: Português

10.1590/2317-6431-2016-1791

ISSN

2317-6431

Autores

Mara Keli Christmann, Carla Aparecida Cielo, Fabrício Scapini, Joziane Padilha de Moraes Lima, Bruna Franciele da Trindade Gonçalves, Gabriele Rodrigues Bastilha,

Tópico(s)

Stuttering Research and Treatment

Resumo

RESUMO Introdução A efetividade das técnicas vocais contribui com a prevenção/tratamento do distúrbio de voz relacionado ao trabalho. Objetivo: Verificar medidas vocais acústicas, perceptivoauditivas e videolaringoestroboscópicas em professoras disfônicas de dois grupos de estudo, antes e após um programa de terapia breve e intensiva com a técnica finger kazoo, comparando-os entre si e com respectivos grupos de controle. Métodos Estudo randomizado, pré-teste e pós-teste, com grupo controle, cego ao avaliador. Dois grupos de estudo, com e sem afecção laríngea estrutural (24 professoras disfônicas), realizaram 15 sessões de terapia breve e intensiva com finger kazoo, durante três semanas e foram comparados a dois grupos de controle (17 professoras disfônicas), que não fizeram terapia. Realizaram-se análises vocal acústica (Multi Dimensional Voice Program Advanced), perceptivoauditiva (três fonoaudiólogos) e videolaringoestroboscopia (três otorrinolaringologistas), para comparação dos resultados. Resultados Observou-se redução significativa da proporção ruído/harmônico no grupo de estudo com afecção, após a terapia. Na comparação entre o grupo de estudo sem afecção e o respectivo controle, verificou-se redução significativa de medidas de jitter, shimmer e de segmentos surdos, em favor do grupo de estudo. Constatou-se, também, redução significativa do grau da disfonia, rouquidão, soprosidade e tensão, além de menor ocorrência de fenda triangular de grau II e maior amplitude de vibração das pregas vocais, no grupo de estudo sem afecção. Conclusão A terapia breve e intensiva com finger kazoo beneficiou a voz, o fechamento glótico e a amplitude de vibração da onda mucosa das pregas vocais das professoras disfônicas com e sem afecção laríngea estrutural, sobretudo daquelas sem afecção.

Referência(s)