
“Batizando os hidrocarbonetos" jogo lúdico no processo de ensino-aprendizagem de química
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 2; Issue: 2.0 Linguagem: Português
10.24219/rpi.v2i2.0.276
ISSN2526-3560
AutoresJoão Paulo Ferreira Lima, Egle Katarinne Souza da Silva, Luislândia Vieira de Figueiredo,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
Resumo<p class="COcorpodotexto">Desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo Nomenclatura dos Hidrocarbonetos a 26 alunos matriculados no terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho localizada na cidade de Cajazeiras. Durante o período de Estagio Supervisionado em Química III do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, utilizou-se como ferramenta metodológica o vídeo intitulado <em>Os Hidrocarbonetos </em>e posteriormente aplicou-se o jogo lúdico:<em> Batizando os Hidrocarbonetos, </em>desenvolvido pelos próprios autores deste.<em> </em>Classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, aplicada e descritiva, sendo os dados abordados de maneira quantitativa. Para coleta de dados aplicou-se um questionário formulado com 08 questões. De posse dos resultados pode-se afirmar que todos os alunos participaram de maneira ativa da atividade, bem como afirmaram que preferem aulas com a inserção de novas metodologias e que a utilização destas contribuem de maneira significativa para a absorção dos conteúdos de química.</p>
Referência(s)