Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A Literatura Infantojuvenil na aula de História

1970; Volume: 20; Linguagem: Português

10.17979/srgphe.2016.20.0.4050

ISSN

2659-9589

Autores

Liliana Rocha,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A relação entre a Literatura e a História é imemorial, mas só no último século o cruzamento entre as duas permitiu à História aceitar a Literatura enquanto testemunho para promover situações de aprendizagem nas aulas de História. A promoção da leitura nas escolas tem vindo a melhorar os resultados de literacia dos alunos, nomeadamente em termos de riqueza vocabular, de escrita, de oralidade, de criatividade e de imaginação. Nesta senda, o nosso estudo incidiu sobre a viabilidade da utilização da literatura infantojuvenil nas aulas de História, no terceiro ciclo do ensino básico, enquanto recurso didático para promover aprendizagens significativas e a compreensão contextualizada. Para concretizar a nossa intenção, recorremos à leitura de excertos do livro O Mistério das Catacumbas Romanas da autora Mafalda Moutinho, à técnica de inquérito por questionário e à produção de narrativas pelos alunos.

Referência(s)