Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Métodos avaliativos da aprendizagem no bacharelado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

2017; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772017000300010

ISSN

1982-5765

Autores

Daisy Rizatto Tronchin, Aisha Negreiros da Costa Pedro, Daniele Pereira Rezende,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os métodos de avaliação descritos nos programas de aprendizagem das disciplinas integrantes da matriz curricular do Projeto Político Pedagógico, implementado em 2010, na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Pesquisa de abordagem quantitativa e documental, cujos dados foram coletados dos programas de aprendizagem empregando-se um formulário. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto, dos anos de 2011, 2012 e 2013 e para análise empregou-se estatística descritiva e inferencial, a um nível de significância de 5%. Dentre os métodos de avaliação predominou na EEUSP a participação em sala de aula e trabalho escrito (60,4%) e nas unidades parceiras a prova escrita (64,7% com diferença estatística significante. A maior parte das disciplinas ministradas no bacharelado em enfermagem empregou métodos participativos na avaliação, contudo a prova escrita prevaleceu nas unidades parceiras da EEUSP.

Referência(s)