Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Recursos didáticos nas aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1982-5153.2017v10n2p147

ISSN

1982-5153

Autores

Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir recursos didáticos encontrados nas aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia, baseando-se na história cultural. Essas aritméticas foram editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil para suas escolas, no Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Na análise de seis aritméticas se observaram: ilustrações para construção intuitiva do conceito de número e estudo das frações, unidades do sistema de medidas, sistema monetário e operações comerciais; propostas para utilização de materiais concretos no estudo do sistema decimal, quatro operações com números naturais, frações, números decimais e unidades do sistema de medidas. Os autores usaram a estratégia de empregar recursos didáticos que faziam parte de diferentes contextos da realidade dos alunos das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado, com a expectativa de que os mesmos se apropriassem dos conhecimentos matemáticos.

Referência(s)