Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Interação, autonomia e o papel das tecnologias no controle transacional: o que a educação a distância tem para nos oferecer na educação presencial

2017; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 12; Issue: 26 Linguagem: Espanhol

10.22169/revint.v12i26.1299

ISSN

1809-7286

Autores

Pedro Cabral,

Tópico(s)

Online and Blended Learning

Resumo

RESUMO O artigo procura enquadrar o conceito de controle transacional, na area da interacao, para, depois, ver a sua aplicabilidade no uso das tecnologias na educacao basica. O controle transacional, definido no campo da EaD, parece ter ressonância na educacao presencial, em particular na forma como as tecnologias podem ter um papel relevante no aumento do controle da aprendizagem por parte do estudante e, consequentemente, na sua autonomia. Cabe ao professor a tarefa mais ardua: identificar claramente, no momento de desenho da actividade de aprendizagem, os contrangimentos associados a cada uma das decisoes na sequencia da aprendizagem, mesmo quando coloca algumas destas decisoes na mao do aluno. Palavras-chave: Controle transacional; Educacao a Distância; Tecnologais educacionais. ABSTRACT The article tries to frame the concept of transactional control in the area of interaction, and then to see its applicability in the use of technologies in basic education. Transactional control, defined in the field of distance education, seems to have resonance in face-to-face education, particularly in how technologies can play a relevant role in increasing student learning control and, consequently, autonomy. It is the teacher's most arduous task: to clearly identify, at the time of designing the learning activity, the constraints associated with each decision after learning, even when it places some of these decisions in the student's hand. Keywords: Transactional control; Distance Education; Educational technologies. RESUMEN El articulo busca encuadrar el concepto de control transaccional, en el area de la interaccion, para luego ver su aplicabilidad en el uso de las tecnologias en la educacion basica. El control transaccional, definido en el campo de la EaD, parece tener resonancia en la educacion presencial, en particular en la forma en que las tecnologias pueden tener un papel relevante en el aumento del control del aprendizaje por parte del estudiante y, consecuentemente, en su autonomia. El profesor es la tarea mas ardua: identificar claramente, en el momento de diseno de la actividad de aprendizaje, las contradicciones asociadas a cada una de las decisiones tras el aprendizaje, incluso cuando coloca algunas de estas decisiones en la mano del alumno. Palabras clave: Control transaccional; Educacion a distancia; Tecnologias educativas. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i26.1299

Referência(s)