
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Issue: 21 Linguagem: Português
10.13102/semic.v0i21.2193
ISSN2595-0339
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNesse texto, apresentamos um recorte dos dados obtidos através da pesquisa “Contribuições da pesquisa-ação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores universitários”, que tem como objetivo investigar as contribuições de uma pesquisa-ação colaborativa no processo de desenvolvimento profissional de docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Esse estudo é fruto de uma pesquisa maior desenvolvida pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) intitulada “Inovação da prática pedagógica de professores do ensino universitário pela pesquisa-ação colaborativa”, em uma Universidade Pública do interior da Bahia. Pautada nas experiências vividas e em diversos modos de conhecimentos, os processos de formação se prolongam por toda a vida profissional, desta maneira, o exercício da docência é uma atividade desafiante, cuja aprendizagem é um processo complexo. Neste sentido, é necessário promover o desenvolvimento profissional de todos os docentes, ao longo de toda carreira, para que estes possam socializar acerca dos processos de mudanças, rever e renovar os seus próprios conhecimentos, destrezas e perspectivas sobre o bom ensino. Deste modo, o desenvolvimento profissional (individual e institucional) constitui um assunto sério e crucial no sentido de valorizar a qualidade do trabalho docente. Instigadas por esse contexto, buscamos identificar, junto a professoras do ensino superior, participantes da investigação, as contribuições da experiência formativa na pesquisa-ação colaborativa para o desenvolvimento profissional docente. Neste estudo, traremos a contribuição de Soares; Cunha (2010), Marcelo Gracia (1999), Mizukami et al (2010) e outros.
Referência(s)