Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo

2017; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772017000300006

ISSN

1982-5765

Autores

Tiago Juliano, Ismail Barra Nova de Melo, Sílvio César Moral Marques,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos dos sistemas de produção, como exigência da sustentabilidade. O projeto pe dagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e de sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e da Universidade Federal de São Carlos indica uma concepção de sustentabilidade associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e que enfatiza o papel da empresa e da tecnologia, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.

Referência(s)