Artigo Acesso aberto

“VIVÊNCIAS EM CONTEXTOS COLETIVOS E SINGULARES ONDE A MÚSICA ENTRA EM RESSONÂNCIA COM AS EMOÇÕES”

2017; Volume: 24; Issue: 47 Linguagem: Português

10.7213/psicolargum.v24i47.20205

ISSN

1980-5942

Autores

Patrícia Wazlawick,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho de pesquisa objetivou estudar os significados e sentidos expressos nas narrativas que os jovensconstroem sobre sua história de relação com a música. Foram entrevistados três jovens com idade entre 20e 23 anos, estudantes do primeiro ano do curso de graduação em Musicoterapia _ que o iniciaram em 2004_ da Faculdade de Artes do Paraná, na cidade de Curitiba. Trabalhou-se com a Entrevista Narrativa (Schütze,1977) focada na Memória Musical e Autobiografia Musical (Ruud, 1998). O foco principal esteve sob asnarrativas tecidas pelos participantes acerca das experiências musicais vivenciadas e dos significados esentidos que elaboram sobre estes eventos e seus contextos, ao longo de suas vidas. Num duplo movimentoentre teoria e dados empíricos foram-se construindo as categorias emergentes das próprias narrativas, quepermitiram visualizar os momentos da história de relação com a música entremeada aos contextos coletivose singulares. Percebeu-se que das vivências em situações concretas permeadas pela dimensão afetiva, osjovens encontraram e vivenciaram a utilização viva da música. Situações estas que deram margem para aconstrução dos significados dela em toda esta trama. Significados estes que são, principalmente, constituídose construídos pelos sentidos envoltos às emoções, sentimentos, desejos, vontades, interesses, motivações desujeitos em constantes relações com o contexto sociocultural. Significados/sentidos que demonstram autilização viva da música e a constante movimentação de sujeitos implicados com a atividade musical, queconstituem esta atividade enquanto ela também é constituinte deles.

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