
Ensino de filosofia e filosofia africana: dimensões metafilosóficas na discussão curricular
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 6 Linguagem: Português
10.5380/nesef.v6i6.54801
ISSN2317-1332
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoO presente artigo busca expor uma reflexão em torno de um dos sentidos possíveis da inserção da filosofia africana nos currículos do ensino médio, a partir da determinação legal do artigo 26-A da LDB, que determina que em todo o currículo dos ensinos fundamental e médio sejam estudados os conteúdos da história e cultura africanas e afro-brasileiras. Partindo da hipótese de que não seria suficiente apenas a mera inserção de informações sobre a filosofia africana nos currículos, mas também uma modificação da relação com as próprias filosofia e a educação, demanda-se uma filosofia africana ou afro-diaspórica da educação que subsidie a inserção dos conteúdos da filosofia africana – definida em função desta mesma demanda – nos currículos do Ensino Médio, mediadas pelas ideias de Travessia e Insubordinação, vista desde uma afro-perspectiva.
Referência(s)