Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino de filosofia e filosofia africana: dimensões metafilosóficas na discussão curricular

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 6 Linguagem: Português

10.5380/nesef.v6i6.54801

ISSN

2317-1332

Autores

Wanderson Flor do Nascimento,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

O presente artigo busca expor uma reflexão em torno de um dos sentidos possíveis da inserção da filosofia africana nos currículos do ensino médio, a partir da determinação legal do artigo 26-A da LDB, que determina que em todo o currículo dos ensinos fundamental e médio sejam estudados os conteúdos da história e cultura africanas e afro-brasileiras. Partindo da hipótese de que não seria suficiente apenas a mera inserção de informações sobre a filosofia africana nos currículos, mas também uma modificação da relação com as próprias filosofia e a educação, demanda-se uma filosofia africana ou afro-diaspórica da educação que subsidie a inserção dos conteúdos da filosofia africana – definida em função desta mesma demanda – nos currículos do Ensino Médio, mediadas pelas ideias de Travessia e Insubordinação, vista desde uma afro-perspectiva.

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