Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22168/2237-6321.7.7.2.517-533

ISSN

2237-6321

Autores

Léia Cruz de Menezes, Jeremias Abel Graciano Boio,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Na perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso.

Referência(s)