
Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22168/2237-6321.7.7.2.517-533
ISSN2237-6321
AutoresLéia Cruz de Menezes, Jeremias Abel Graciano Boio,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoNa perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso.
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