JORNALISMO DAS FONTES: A PROFISSIONALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
2012; Volume: 13; Issue: 32 Linguagem: Português
10.7213/rec.v13i32.22416
ISSN1982-8675
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo aborda a apropriação dos processos e fundamentos do jornalismo pelas fontes de notícias, que trataram de profissionalizar a comunicação nas suas organizações para interferir estrategicamente no espaçopúblico, a mídia. Utilizam técnicas refinadas de comunicação nas relações com os jornalistas. Fazem um planejamento apurado das interferências na mídia, incluindo a capacitação das fontes (mídia training). O objetivo é tratar dessas questões, desde as características da assessoria de imprensa contemporânea, suas ferramentas, a consolidação dos jornalistas nessa função, o treinamento das fontes e suas relações com o jornalismo, gestão de crises e mensuração de resultados. O trabalho conjuga esse fenômeno com uma pesquisa de opinião (survey), quantitativa, com 440 entrevistados, entre fontes de notícias, assessores de imprensa e jornalistas. Isso permite verificar e demonstrar as ações e estratégias das fontes, inclusive as equivocadas, em persuadir os jornalistas a reproduzir os fatos, os enfoques, as falas e os seus interesses.
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