
AVALIAÇÃO DISCENTE DO MÉTODO PBL UTILIZADO NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UEFS
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Issue: 21 Linguagem: Português
10.13102/semic.v0i21.2259
ISSN2595-0339
AutoresCarlos Alberto dos Santos Da Silva, David Moisés Barreto dos Santos,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO método PBL (Problem-Based Learning), usado no curso de Engenharia de Computação da UEFS, tem como finalidade fazer do aluno o principal ator do seu processo de aprendizagem, enquanto o professor (tutor) assume a responsabilidade de acompanhar tal processo. Apesar de o curso funcionar desde 2003 e muitos aspectos do PBL já terem sido lapidados, ainda existe uma carência de uma avaliação geral do método. Uma avaliação foi realizada anteriormente, através de método quantitativo (usando questionário), sobre a percepção dos estudantes acerca da implementação do PBL no referido curso, entre o final de 2014 e início de 2015 (Santos & Silva, 2015; Silva & Santos, 2015). Porém, os resultados desta pesquisa apenas oferecem um retrato pontual e estanque da realidade. Neste contexto, faz-se mister uma avaliação contínua do PBL sob a ótica discente, sobretudo tomando a seguinte questão de pesquisa como norte: qual a percepção que o graduando de Engenharia de Computação tem acerca do PBL ao longo do tempo? O destaque aqui é investigar se existe uma variação da percepção ao longo do tempo e quais fatores influenciam em tal percepção.
Referência(s)