Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aplicação do jogo eletrônico educativo Calangos na escola: Coleta de eventos e Scoreboard

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Issue: 21 Linguagem: Português

10.13102/semic.v0i21.2261

ISSN

2595-0339

Autores

Crystal Silva Campos,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O mercado de jogos eletrônicos envolve uma comunidade crescente de usuários e somente no Brasil foi estimado em 61 milhões de jogadores (Fleury, Nakano e Cordeiro, 2014). Dessa forma, pelo fato da maioria dos usuários serem crianças e adolescente na faixa de 12 a 19 anos (IBOPE, 2012) surge assim a possibilidade de transformar esse mercado de entretenimento em um modo de ajudar na educação dos mesmos. De fato, jogos educativos eletrônicos tem demonstrado ser facilitador do ensino e aprendizagem (Giannakos, 2013).Um dos jogos eletrônicos educativos disponíveis hoje é o jogo Calangos (Loula et al., 2014). Trata-se de um jogo de simulação e ação que funciona como uma ferramenta de suporte de ensino e aprendizado da ecologia. O jogo coloca o usuário no controle de um lagarto, podendo ser criado ou escolhido entre 3 espécies(Tropidurus psammonastes, Cnemidophorussp. Nov., and Eurolophosaurus divaricatus), após isso o jogador tem que sobreviver simulando as relações ecológicas do lagarto, tais como a necessidade de se alimentar, controlar sua temperatura e se reproduzir. Com o intuito que ficasse mais simples a interpretação das informações mostradas no jogo foram criados gráficos que mostram informações do largarto tais como temperatura, hidratação, energia, facilitando os alunos que quisessem comparar informações dadas rapidamente pelo jogo.O jogo Calangos tem sido avaliado em aplicações no ensino médio de uma escola pública localizada em Feira de Santana e agora está sendo utilizado em uma escola na Colômbia. Por meio da demanda de uso na escola, o jogo tem sido aperfeiçoado a partir de demandas apontadas pela equipe do projeto.Dessa forma, o objetivo principal deste resumo se dá diante de novas demandas visando melhorar a jogabilidade de modo a facilitar a interpretação das informações disponíveis no Calangos por parte das crianças e adolescente que o utilizam em sala de aula. Para facilitar essa análise de informações surgiu a necessidade de criação da coleta de eventos do personagem, que podem ser identificados como o ato do lagarto se movimentar, se alimentar e entrar ou sair da sombra, que funcionaria armazenando cada ação do jogador de modo a desenhar nos gráficos as ações tomadas.Além disso, de modo a também incentivar o aprendizado dos alunos, se decidiu criar uma tabela de pontuação, que funcionaria didaticamente como um incentivo para que os alunos realmente pudessem aprender a melhor forma de sobrevivência do lagarto, gerando assim certa competição entre os mesmos.

Referência(s)