Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A evasão nos cursos de Engenharia e a sua relação com a Matemática: uma análise a partir do COBENGE

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português

10.24116/emd25266136v1n32017a05

ISSN

2526-6136

Autores

Elenilton Vieira Godoy, Eustáquio Almeida,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo insere-se na linha de pesquisa Elementos e Metodologia do Ensino de Matemática e tem como objetivo analisar os trabalhos sobre o ensino de Matemática que privilegiam aspectos relacionados à evasão nos cursos de Engenharia apresentados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), no período compreendido entre os anos de 2000 a 2014. A escolha por analisar os trabalhos a partir do ano de 2000 ocorreu, principalmente, devido ao fato de que, nesse momento, o número de matrículas dos cursos superiores aumentou mais de 150,0%. A abordagem metodológica que subsidiou o estudo foi quantitativa por meio de análise de conteúdo, contudo, a imersão nos trabalhos do COBENGE deu-se por meio de um estudo sobre o estado da arte. A investigação revelou que existe uma forte relação entre evasão e reprovação nas disciplinas do Ciclo Básico, com destaque para a disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral. Evasão nos cursos de Engenharia. Ensino Superior. Educação Matemática.

Referência(s)