Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ecos do romantismo no cotidiano escolar: um olhar da filosofia na educação básica

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/nesef.v2i2.54554

ISSN

2317-1332

Autores

Arlindo Alberton, Carmen Fornari Diez,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este relato se refere ao trabalho pedagógico que foi desenvolvido com as turmas de terceiro ano, do período matutino, na disciplina de filosofia, da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu durante o mês de setembro de 2011. O trabalho teve como temática o estudo do período literário, artístico e filosófico do romantismo europeu, suas influencias no Brasil e as características deste movimento na música brasileira nas décadas de 1970 e 1980. O objetivo foi conhecer e analisar os reflexos do romantismo durante a juventude dos paisdos alunos envolvidos no estudo. A metodologia utilizada foi investigativa, exploratória e conclusiva, tendo como ponto de partida os referenciais teóricos do romantismo, o contexto histórico dos períodos estudados, as experiências individuais dos pais e sua relação com este estilo. Conhecer a história pessoal instiga, desafia, seduz e proporciona o inestimável prazer de conhecer elementos de significância ao sujeito. As etapas e a constituição destes períodosdependeram da necessidade e da valoração que cada estudante despendeu à sua pesquisa. O estudo surgiu da necessidade de aproximar os conteúdos da disciplina à vida cotidiana, possibilitando um diálogo inter e entre gerações quanto aos aspectos mais significativos da percepção de concepção da existência do indivíduo na sociedade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX