
SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE ESCOAMENTOS COM SUPERFÍCIES LIVRES EMPREGANDO O MÉTODO WEAKLY COMPRESSIBLE SMOOTHED PARTICLE HYDRODYNAMICS (WCSPH) E O PROCESSAMENTO EM PARALELO COM UNIDADES DE PROCESSAMENTO GRÁFICO E A API CUDA
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 39; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5902/2179460x24887
ISSN2179-460X
AutoresHelio Pedro Amaral Souto, Josecley Fialho Góes, Marciana Lima Góes,
Tópico(s)Fluid Dynamics Simulations and Interactions
ResumoNeste trabalho, é feita uma introdução ao método lagrangiano de partículas, livre de malhas, Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) voltado para a simulação numérica de escoamentos de fluidos newtonianos compressíveis e quase-incompressíveis. A busca pelas partículas vizinhas, dependendo do algoritmo utilizado, pode chegar a um custo computacional da ordem de N^2, onde N é a quantidade de partículas usada na simulação numérica. Portanto, buscou-se desenvolver um simulador numérico, paralelizado empregando-se a Application Programming Interface (API) Compute Unified Device Architecture (CUDA). A CUDA possibilita o processamento em paralelo empregando os núcleos das Graphics Processing Units (GPUs) das placas de vídeo. Os resultados numéricos foram validados considerando-se a resolução do problema do escoamento, bidimensional e tridimensional, de um fluido newtoniano, em um vertedouro com degraus de uma barragem.
Referência(s)