Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A RELAÇÃO ENTRE PREÇO E DEMANDA POR JOGOS DE FUTEBOL NO BRASIL

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/198055272124

ISSN

1980-5527

Autores

Bruno Ítalo Lima Benevides, Sandra Maria dos Santos, Augusto Cézar de Aquino Cabral,

Tópico(s)

Sport and Mega-Event Impacts

Resumo

RESUMO A indústria do futebol chega a movimentar em todo mundo, por ano, de acordo com Belo e Paolozzi (2013), um valor entre US$ 400 bilhões e US$ 1 trilhão. Como atividade econômica, tem atraído a atenção de diversos estudos acadêmicos (DOBSON e GODDARD, 2001; SOUZA, 2004 e MADALOZZO, 2008). Entre os resultados obtidos nesses estudos, tem-se divergências com relação à variável preço nas equações de demanda por futebol. Dessa forma, este estudo objetiva identificar a relação entre preço e demanda por futebol. Foram utilizados dados secundários a partir do IBGE, da CBF e da Pluri Consultoria. A pesquisa faz uma análise a partir de 380 jogos do campeonato brasileiro. Para estimação da demanda utilizou-se o método de MQO. O modelo teve como variável dependente o público pagante presente nos estádios. Os resultados evidenciaram que a função demanda é não homogênea.

Referência(s)