
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DA UFMG: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE BÔNUS SOCIORRACIAL
2015; Volume: 14; Issue: 26 Linguagem: Português
10.48075/revistacsp.v14i26.9521
ISSN1981-4747
AutoresAndré Braz Golgher, Ernesto F. L. Amaral, Alan Vítor Coelho Neves,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste trabalho faz uma análise do desempenho acadêmico de estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo principal de verificar se há diferenças significativas entre estudantes que receberam e não receberam o bônus sociorracial no vestibular da instituição. Os resultados sugerem que o desempenho escolar entre bonistas e não bonistas é similar na grande maioria das comparações. Ou seja, a política de bônus sociorracial, implementada durante alguns anos na UFMG, não promoveu a entrada de estudantes com baixo potencial acadêmico, sendo, portanto, uma política eficaz de inclusão social sem danos para a excelência acadêmica da universidade.
Referência(s)