Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DA UFMG: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE BÔNUS SOCIORRACIAL

2015; Volume: 14; Issue: 26 Linguagem: Português

10.48075/revistacsp.v14i26.9521

ISSN

1981-4747

Autores

André Braz Golgher, Ernesto F. L. Amaral, Alan Vítor Coelho Neves,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este trabalho faz uma análise do desempenho acadêmico de estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo principal de verificar se há diferenças significativas entre estudantes que receberam e não receberam o bônus sociorracial no vestibular da instituição. Os resultados sugerem que o desempenho escolar entre bonistas e não bonistas é similar na grande maioria das comparações. Ou seja, a política de bônus sociorracial, implementada durante alguns anos na UFMG, não promoveu a entrada de estudantes com baixo potencial acadêmico, sendo, portanto, uma política eficaz de inclusão social sem danos para a excelência acadêmica da universidade.

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