
Memórias de Ex-alunos do Colégio de Aplicação da Bahia: contribuições para a História da Educação Matemática
2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 30; Issue: 56 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v30n56a20
ISSN1980-4415
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoResumo Este trabalho se inscreve no âmbito das perspectivas historiográficas que buscam contemplar, em suas produções, a história, a memória e a identidade de grupos que têm sido menos valorizados, atribuindo-lhes um status de igual valor às fontes, perspectivas e personagens que tradicionalmente têm sido tratadas como centrais. Pela constituição de fontes orais, se favorece que as perspectivas apontadas pelos ex-alunos emerjam, oferecendo contribuições que enriquecem os trabalhos em História da Educação Matemática. Trata-se de uma contribuição que apresenta interpretações peculiares àquilo que já vem sendo estudado a respeito do processo de modernização do ensino de matemática no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia. Dois elementos são acrescentados a partir das narrativas dos ex-alunos: a consideração de que a modernização não era um fenômeno afeito somente à matemática, mas às diversas disciplinas e práticas do Colégio e a identificação da professora Maria Augusta de Araújo Moreno como destacada referência da modernização da matemática no Colégio.
Referência(s)