Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Constituição histórica do poder na mídia no Brasil: o surgimento do quarto poder

2012; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português

10.7213/rec.v13i31.22403

ISSN

1982-8675

Autores

Carla Cândida Rizzotto,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo faz parte de pesquisa de doutorado a respeito das relações comunicacionais, dos efeitos e dos contratos comunicacionais dos chamados “quarto poder”, representado pela mídia, e “quinto poder”, representado por experiências de resistência à influência midiática. O quarto poder, em sua origem, se referia ao papel da mídia como fiscalizadora dos demais poderes; hoje, contudo, este poder está relacionado com a articulação da agenda da sociedade e a influência política, econômica e cultural exercida. Neste momento da pesquisa, é fundamental entender como se formou tal poder. Para isso, faz-se necessário revisar a história do surgimento e evolução da imprensa no Brasil, com base em Nelson Werneck Sodré (1999) e Marialva Barbosa (2007). Com base na revisão histórico-bibliográfica, este artigo tem como objetivo mostrar que o modo como o jornalismo se constituiu no Brasil é um importante indicador da identidade política dos jornalistas, pois historicamente o jornalismo sempre esteve submetido ao poder político.

Referência(s)