Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Campeões de bilheteria e o sucesso como antídoto ao terceiro

2017; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 11; Issue: 22 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-677x.rum.2017.134309

ISSN

1982-677X

Autores

Ana Taís Portanova Barros,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

Este trabalho se propõe a refletir sobre as condições simbólicas (Durand, Bachelard) que, no cinema, podem participar da imagem do sucesso a qual, considerada no que exige de consenso e adesão coletiva, é definida a partir da premissa dos estudos do imaginário sobre as representações dos princípios lógicos de antítese, analogia e complexidade, ponderando-se que a relação com a diferença é fundamental para compreender a condição simbólica do sucesso. Com essa premissa, são examinados três dos dez filmes considerados os maiores sucessos (de bilheteria) de todos os tempos: …E o vento levou, Avatar e Titanic. Conclui-se que tanto em Avatar quanto em Titanic existe uma abordagem dualista da alteridade. Já em …E o vento levou, a abordagem é monista. Em quaisquer dos casos, é escamoteada a pluralidade, com a recusa da efetividade do Outro enquanto terceiro.

Referência(s)