Artigo Acesso aberto

Representação feminina na ciência: um olhar sob a perspectiva étnico-racial nos livros didáticos de física

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 2; Issue: 2.0 Linguagem: Português

10.24219/rpi.v2i2.0.326

ISSN

2526-3560

Autores

Jucilane Alves dos Santos, Mirleide Dantas Lopes,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

<p>A leitura imagética exerce relevante influência no processo de socialização. Neste sentido, buscamos<br />na presente pesquisa analisar as imagens apresentadas em duas coleções de livros didáticos de Física<br />do Ensino Médio. Em uma das coleções investigadas só haviam homens entre os autores, na outra<br />havia uma mulher. Este fato também foi objeto de investigação. A pesquisa foi feita por meio de uma<br />abordagem qualitativa e quantitativa, tentando identificar se as mulheres eram representadas de forma<br />paritária e se estereótipos de gênero estavam sendo reproduzidos por meio das imagens ilustradas.<br />Com o mesmo intuito, analisamos também a representação da mulher negra nestes espaços. Como<br />resultado identificamos uma irrisória representação feminina livros didáticos investigados,<br />especialmente da mulher negra. Observamos também que na coleção que possuía uma mulher entre os<br />autores, a representação feminina além de ser menor, estava mais associada às atividades relativas aos<br />cuidados com o lar. Tal constatação nos leva a crer que apesar de termos avançado na direção de uma<br />educação mais igualitária, muito ainda temos que fazer neste sentido.<br />PALAVRAS-CHAVE: Representação feminina; Livros didáticos; Mulheres negras.</p>

Referência(s)