Artigo Acesso aberto Produção Nacional

BASES TEÓRICAS DE PENSAMENTO CRÍTICO NA ENFERMAGEM IBERO-AMERICANA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

2017; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 26; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/0104-07072017003830016

ISSN

1980-265X

Autores

Silvana Ceolin, José Siles González, M. Carmen Solano Ruiz, Rita Maria Heck,

Tópico(s)

Nursing Diagnosis and Documentation

Resumo

RESUMO Objetivo: identificar as bases teóricas que fundamentam os conceitos de pensamento crítico na enfermagem ibero-americana nos últimos dez anos. Método: revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados PubMed, CUIDEN e SciELO, entre 2006 e 2015, com as palavras-chave enfermagem e pensamento crítico. Resultados: foram incluídos 32 estudos, que revelaram a presença de nove pensadores como bases teóricas do conceito de pensamento crítico. Constatou-se que não há uniformidade para a definição do conceito; contudo, diferenciam-se duas concepções de pensamento crítico entre os autores, que foram organizadas em dois grupos. O grupo A, composto por Alfaro-Lefevre, Peter Facione, Scheffer e Rubenfeld, Richard Paul; autores que compreendem que o pensamento crítico envolve habilidades para raciocínio clínico e diagnóstico, essencial à tomada de decisões, e o grupo B, constituído por John Dewey, Donald Schön, Paulo Freire e Jürgen Habermas, que entendem o pensamento crítico como um processo ativo e reflexivo, voltado ao desenvolvimento da consciência crítica. Esses pensadores foram base para a proposta de instrumentos de avaliação do pensamento, estratégias de ensino e um referencial teórico-metodológico para a enfermagem. Conclusão: a perspectiva dinâmica do grupo B fortalece o caráter dialético da construção do conhecimento, a partir do qual a enfermagem tem potencial de construir-se como uma ciência social e prática, comprometida com a transformação de realidades.

Referência(s)