
Nominalização e classe de palavras em línguas indígenas do Brasil
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/liames.v17i2.8649533
ISSN2177-7160
AutoresRoberto Gomes Camacho, Amanda D'Alarme Gimenez,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste trabalho examina a relação entre a modificação sintática mediante o uso de orações relativas e de adjetivos e a organização morfossintática no que se refere às classes de palavras em busca de generalizações tipológicas. A hipótese que se investiga é a da possível correlação entre ausência de adjetivo como classe de palavras e ausência de oração relativa como construção a serviço da modificação nominal. A principal consequência dessa correspondência é a de o nome assumir a função modificadora do adjetivo, e a construção nominalizada, a função modificadora da oração relativa. A amostra é composta por 30 línguas indígenas brasileiras, previamente descritas em gramáticas, teses ou em outros materiais descritivos. Os dados coletados confirmam a hipótese de que as línguas que carecem de adjetivos como classe lexical se valem de nominalização como estratégia de relativização, ao passo que as línguas que dispõem de adjetivos em seu léxico tendem a construir orações relativas por meio de outras estratégias de relativização.
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