
APROPRIAÇÕES E PRODUÇÕES CURRICULARES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.69700
ISSN1982-8918
AutoresKadja Michele Ramos Tenório, Marcelo Tavares, Rodrigo Cardoso de Oliveira, Marcos García Neira, Marcílio Souza Júnior,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO estudo analisou decisões e interações dos professores numa proposta curricular para Educação Física Escolar (EFE), subsidiada por uma perspectiva crítico-superadora. É um estudo de caso com abordagem qualitativo-descritiva que analisou o documento oficial do município de Camaragibe/PE e entrevistou dez professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo categorial por temática. Constatou-se um movimento peculiar na apropriação das orientações para Educação Física pelos professores da área, motivada tanto pelo reconhecimento do potencial de um documento deste tipo como por discordâncias e/ou desentendimentos desses sujeitos com relação a pontos da proposta, sobretudo, pela carência de estudos aprofundados das implicações das opções curriculares para a prática pedagógica. Concluiu-se que as contribuições advindas da busca de sistematização dos saberes da cultura corporal nas aulas de EFE, em Camaragibe/PE, ainda estão muito aquém do potencial que guardam enquanto referência para a prática pedagógica.
Referência(s)