
Crenças dos Profissionais de Turismo sobre a Relevância do Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira – ELE
2017; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.21439/conexoes.v11i3.905
ISSN2176-0144
AutoresGlauber Lima Moreira, Deoclides Barros Castelo Branco, Adriana Da Rocha Carvalho,
Tópico(s)Spanish Linguistics and Language Studies
ResumoO presente estudo foi realizado para detectar as crenças acerca da relevância do aprendizado da língua espanhola para os profissionais do turismo em três hotéis e duas agências de viagem da cidade de Parnaíba (PI) e, também, para saber da sua importância para o turismo local. Acredita-se que as línguas estrangeiras (LEs) podem ser um diferencial competitivo profissional, pois o seu conhecimento e a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE), no turismo, são de grande relevância. Para alcançar os objetivos deste trabalho, foi aplicado questionário com os sujeitos. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório, descritiva e de campo, com abordagem qualitativa. Após a análise dos resultados, detectou-se que, para os profissionais de turismo, o ensino e a aprendizagem de uma LE, mais especificamente, o ensino de ELE é importante para todos que atuam nessa área. Contudo, entre as crenças verificadas, percebe-se que, para eles, a língua inglesa tem supremacia sobre as demais LEs no cenário mundial. Os informantes afirmam, ainda, que o espanhol não é critério de decisão de vaga em empresa turística na cidade; no entanto, é notória a necessidade da aprendizagem da referida língua para os sujeitos deste trabalho, sobretudo para o turismólogo.
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