
Vídeos instantâneos nas redes sociais: momentos da vida real e o efêmero da comunicação pessoal
2017; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 22 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsta dissertacao concentra-se na modalidade de videos pessoais transmitidos ao vivo ou em modo instantâneo em aplicativos de redes sociais. Os videos pessoais aqui considerados sao aqueles produzidos pelas pessoas com o objetivo de compartilhar suas experiencias e registros da vida cotidiana. O corpus da pesquisa sao as redes sociais que possibilitam aos seus usuarios o compartilhamento instantâneo dos acontecimentos no momento em que estes ocorrem e que im-possibilitam a visualizacao dos conteudos compartilhados vinte e quatro horas apos sua publica-cao. O objetivo e analisar se o apelo do momento poderia representar um diferencial no processo de comunicacao nos ambientes virtuais de sociabilidade. O metodo aplicado a investigacao e empirico, a partir da observacao de exemplos nacionais e norte americanos de videos pessoais transmitidos na categoria de redes sociais aqui analisada, no periodo de junho de 2015 a julho de 2017. Os principais conceitos pesquisados tratam da relacao entre a sociedade e as novas tecno-logias da comunicacao, em especial as teorias de Manuel Castells (2003, 2009, 2016), Lev Ma-novich (2001, 2016), Steve Johnson (2001), Howard Rheingold (2000, 2002), Henry Jenkins (2007, 2009, 2014), Jean Burgess (2009), Mizuko Ito (2004), Raquel Recuero (2010), Stig Hjar-vard (2014), Paula Sibilia (2016), Edgar Morin (2007) e Alvaro Pinto (2005). Sobre o individualismo, a identidade e a sociabilidade a pesquisa apoia-se no conceito do novo individualismo globalizado, de Anthony Elliott e Charles Lemert (2009), com o aporte de teorias de Christopher Lasch (1990), Paul Zumthor (2007), David Harvey (2014), Erving Goffman (2002), Max Stirner (2004), Henri-Pierri Jeudy (2001), JeanFrancois Lyotard (2000), Milton Santos (2001) e Georg Simmel (2006). Comrelacao ao efemero, observa os conceitos de Walter Benjamin (2009, 2014), Leo Charney (2004), Guy Debord (1997), Francois Hartog (2006, 2015), Gilles Deleuze (1992), Marilena Chaui (2004), Gilles Lipovetsky (2009, 2011, 2015) e Alvin Toffler (1971). Alem do estudo bibliografico, foram consideradas publicacoes de institutos de pesquisa e empresas especializadas em midia e tecnologia, materias em websites de noticias e comunicacoes das assessorias de imprensa ou executivos das redes sociais. A ideia verificada e que o instantâneo e o efemero afetam a dinâmica das interacoes sociais, no modo como as pessoas se apresentam e estabelecem contatos na virtualidade.
Referência(s)