
Motivação e envolvimento acadêmico: um estudo com estudantes universitários
2017; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2175-35392017021311192
ISSN2175-3539
AutoresRebeca Cruz Porto, Marina Pereira Gonçalves,
Tópico(s)Education, Achievement, and Giftedness
ResumoResumo Pesquisas sugerem que motivação e envolvimento acadêmico sejam variáveis importantes para o contexto educacional. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar a relação entre estes construtos. A amostra foi composta por 406 estudantes universitários, a maioria (81,3%) com idades variando entre 20 e 30 anos, do sexo feminino (55,2%) e de instituições de ensino superior pública (70,4%). Estes responderam a Escala de Motivação Acadêmica (EMA), a Escala de Envolvimento Acadêmico (EEA) e a questões sociodemográficas. Os resultados apontaram correlação positiva e significativa entre motivação e envolvimento acadêmico. Foram encontradas ainda diferenças em relação ao sexo, ao período e área do curso e ao envolvimento com atividades extracurriculares. Tais resultados foram discutidos à luz das teorias do envolvimento acadêmico e da autodeterminação. Sugere-se a realização de novas pesquisas a fim de melhor compreender as variáveis que influenciam na motivação e no envolvimento acadêmico de estudantes universitários.
Referência(s)