Projeto realfabetização no município do rio de janeiro (2009-2010): Análise da política pública, pelos docentes da 7ª Coordenadoria regional de educação (CRE)
2014; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2177-6059
AutoresCarla da Mota Souza, Waldek Carneiro,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo tratou do resultado de uma pesquisa que analisou o papel politico e pedagogico dos docentes da 7a Coordenadoria Regional de Educacao (CRE) do Municipio do Rio de Janeiro que participaram e avaliaram a politica educativa: Projeto Realfabetizacao (2009-2010), trazendo em seu escopo central um momento novo, a “profissionalidade docente”. O projeto foi resultado de contrato celebrado entre a Secretaria Municipal de Educacao do Rio de Janeiro (SME) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). O Projeto objetivava promover a correcao de fluxo dos alunos com distorcao idade/serie, nao alfabetizados, do 3o, 4o e 5o anos do Ensino Fundamental. Utilizou como metodologia a combinacao das abordagens qualitativa e quantitativa, fundamentando-se nos campos, agente, habitus estrategia e capital de Bourdieu (1979) e na concepcao de educacao emancipatoria de Freire (1997). O estudo sinalizou que os docentes nao estao acostumados a participar de avaliacoes de projetos politico-pedagogicos; dessa forma, foi reiterada a importância dessa pratica, tal como Faundez (1993) e Demo (2009) apontam o conceito de “Participacao” com significado de poder. Tambem sinalizou as contribuicoes do paradigma da avaliacao emancipatoria, formulado por Saul (2001), pontuando os beneficios da avaliacao politica feita pelos agentes envolvidos diretamente no processo.Palavras-chave: Projeto realfabetizacao. Municipio do Rio de Janeiro. Politica educacional. Avaliacao. Profissionalidade.
Referência(s)