
Ensaio visual: Escolinha de Arte de São Paulo: março de 1968 a junho de 1971 Segundo capítulo: Situação/estímulo aberta
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/2357-9854.61283
ISSN2596-3198
AutoresAna Mae Barbosa, Sidiney Peterson Ferreira de Lima,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoNo primeiro capítulo, intitulado Escolinha de Arte de São Paulo: sequencialidade[1], mostramos a preocupação em estender o interesse da criança pelo seu próprio trabalho, desenvolvendo a tenacidade de buscar a forma adequada para expressar as suas ideias, experimentadas em vários e repetidos desenhos, até os próprios alunos considerarem satisfeitos os seus objetivos. No segundo capítulo[2], apresentamos propostas de trabalho na Escolinha de Arte de São Paulo, nascidas da necessidade de melhorar e desesteriotipar a expressão da criança, bem como provocar novas construções visuais, a partir da realidade circundante. Com a ideia de conscientização sempre presente, já operávamos com o conceito de arte expandido para diferentes mídias visuais. O trabalho com televisão será objeto do terceiro e último capítulo.[1] Publicado na Revista GEARTE, v. 2, n. 2, ago. 2015.[2] As imagens apresentadas neste ensaio pertencem ao acervo pessoal de Ana Mae Barbosa.
Referência(s)