Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A inclusão da criança autista na Educação Infantil: percepções de educadores da rede municipal de Cocal do Sul/SC

2017; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18616/rsp.v2i1.3717

ISSN

2526-4559

Autores

Juliana Costa Pereira, Everson Ney Hüttner Castro,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar como educadores (as) que atuam na rede municipal de Cocal do Sul/SC percebem a inclusão da criança autista na educação infantil. A partir do objetivo geral definiram-se os objetivos específicos: identificar as concepções dos(as) educadores(as) da educação infantil em relação à inclusão, compreender o processo de inclusão das crianças autistas nas instituições de educação infantil da rede municipal de ensino de Cocal do Sul/SC pela ótica dos docentes e identificar que possibilidades os(as) educadores(as) encontram no processo de inclusão de crianças autistas na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e exploratória, da qual participaram três educadoras que atuam em uma Instituição de Educação Infantil da rede municipal de Cocal do Sul/SC. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os autores utilizados foram Mantoan (2008), Mittler (2003), Mello (2007), Gauderer (1993), Schwartzman (1994), Gomes et al. (2007), Veiga (2008), entre outros. Conclui-se que as professoras entrevistadas se sentem despreparadas para lidar com a inclusão da criança autista na educação infantil, pois carecem de apoio especializado e de cursos de formação continuada que contribuam para a melhoria do seu trabalho pedagógico com a criança autista.PALAVRAS-CHAVE: Educação inclusiva. Educação Especial. Autismo. Educação Infantil.

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